Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Execução de honorários

Execução de Sentença, vigência do CPC/73, pode incluir honorários previsto CPC/15. Resp n.º 1815762 STJ

há 4 anos

Cumprimento sentença proferida sob o CPC/73 pode incluir honorários previstos CPC/15

​Com base nas disposições do art. 14 do CPC/15, a 2.ª Turma do STJ considerou possível o acréscimo, no cumprimento de sentença proferida ainda na vigência do CPC/1973, do adicional de verba honorária de 10% previsto pela nova legislação processual.

Ao manter acórdão do TJSP, o colegiado avaliou que, embora a sentença tenha sido prolatada sob o código revogado, o seu cumprimento iniciou-se na vigência do CPC/15 – razão pela qual é aplicável a nova regra.

Em decisão proferida durante o cumprimento de sentença movido pela Fazenda de São Paulo, o juiz determinou que, não ocorrendo o pagamento voluntário no prazo de 15 dias previsto pelo artigo 523 do CPC/15, o débito seria acrescido de multa de 10% e, também, de honorários de advogado de 10%.

A decisão foi mantida pelo TJSP, que entendeu que o CPC/15 adotou o sistema de isolamento dos atos processuais, segundo o qual as disposições do código em vigor devem ser aplicadas imediatamente aos processos pendentes.

Por meio de recurso especial, a parte executada alegou que o acórdão do TJSP reconheceu textualmente que a sentença em liquidação foi proferida na vigência do código revogado, no qual não havia previsão dos honorários adicionais de 10%. Por isso, para a parte, não poderia haver o acréscimo determinado pelo magistrado.

*Informação: bomdia.adv.br Fonte: STJ



  • Sobre o autorSempre atuando com dedicação e profissionalismo.
  • Publicações6
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações96
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/execucao-de-honorarios/779812763

Informações relacionadas

Recurso - TJSP - Ação Associação - Apelação Cível

Honorários pelo CPC: STJ fixa 10% em causa de R$ 48 milhões

Recurso - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível

Tania Dantas, Administrador
Notíciashá 4 anos

Honorários de sucumbência

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezada Dr. Monica, acho que deve ter algum equívoco no nº do REsp. pois não é encontrado, embora seu artigo seja suficiente, sempre é bom tomarmos maior conhecimento c/ o acórdão. Sucesso continuar lendo